A Especialidade: importância

 

 O MEC - Ministério da Educação e Cultura veio através de política específica possibilitar a criação de inúmeras Universidades em nosso país. Entendendo o acesso livre aos cursos superiores ( Universidade Aberta ) e profissão como direito do cidadão, delegou a estas a autonomia da abertura de vagas para o mercado.

Certos por um lado, haja vista a educação ter amplitude além do conhecimento, estabeleceu crise mercadológica e muitas vezes de formação.

O mercado de saúde é altamente competitivo, engloba tecnologias e conhecimentos diários buscando cada vez mais profissionais com formação muito  além da generalista : o especialista.

 Quem é o profissional especializado? Especialista é o profissional com formação em carga horária teórica e prática específica para especialidade que se propõe e que passa por avaliação dos Conselhos e profissionais da área. Possui comprovação de prática e treinamento em serviço. Tem a função de exercer sua profissão em âmbito restrito e em geral é cercado de pré-requisistos.

A especialidade  faz crescer e desenvolver as profissões, é essencial para o avanço do atendimento de saúde e, principalmente em UTIs, ambientes de alta complexidade, todas as profissões devem ter sua parcela de trabalho com profissionais capacitados e aptos para atendimento dos pacientes graves emergenciais.