O trabalho na UTI sempre foi grande privilégio no sentido das vivências pessoais e de vida. Cercada de respeito e responsabilidade, a ação do intensivista faz com que receba e participe de momentos  profundos, aprendizado e lição de humildade.

A ética, caracterizada na conduta, diferencia nas Unidades o profissional e sua profissão, demonstrando que não são momentos solitários, mas solidários e de ação conjunta. No tratamento Intensivo  todo o conhecimento da ciência é resumido com as experiências transmitidas de gerações para gerações.

 

Momentos do Intensivista

A pequena flor ainda pode brotar         da neve...

Nada traduz a presença de poder conduzir as terapêuticas complexas, de participar e ser a fonte de esperança, de envolvimento e carinho para o paciente e sua família.

O intensivismo se resume nisto, em ato,  presença e solidariedade. A vida como ela é, só nos faz gente quando vivemos com e como gente, com suas fraquezas, mas que nos eleva na medida em que na conduta transforma as dificuldades em superações.

Assim é o verdadeiro intensivista, que aprende nos momentos e dramas humanos a grande lição da vida: a  humildade e a esperança.