ELIANA ZAGUI - UMA ESCRITORA DO CORAÇÃO
RECEBERÁ DOUTOR HONORIS CAUSA DA SOBRATI
Da Redação: Ji - Jornal do Intensivista
![]() |
Eliana Zagui, uma menina de 2 anos que foi separada dos amigos, da família, do mundo e da magia da criança, da adolescência, da juventude e da vida plena. Hoje, escritora e pintora internacional, relata no livro "pulmão de Aço" a sua permanência de 40 anos no ventilador mecânico. Zagui foi acometida pela epidemia de poliomielite e ficou tetraplégica e utiliza uma espátula na sua boca para escrever e pintar. Num mundo inimaginário, teve que superar a ausência da família, dos amigos, das rejeições, da dor física e psíquica. Seu livro é pura lição de superação, de amor, de sentimento e perdão.
|
![]() |
Relata a sua infância que conviveu com perdas precoces no ambiente UTI. Fala do isolamento, do abandono. Descreve a pureza da menina adolescente, da sua transformação, da vaidade feminina, dos desejos, de uma visão mais real do mundo que foi aprendendo às duras penas. Amores, decepções, angústias, alegrias, recordações e esperanças. Confessa seu desejo de muitas vezes não mais viver, mas sabe que foi escolhida para mudar as pessoas, para servir de exemplo que a vida resiste à tudo que se opõe a ela.
|
|
Em seu exemplo, a SOBRATI tem a honra de comunicar seus sócios que Eliana Zagui receberá o Título de Doutora Honoris Causa por sua contribuição e obra para não só pacientes, mas também intensivistas brasileiros e internacionais. Com seu eterno irmão Paulo, que compartilhou todos os momentos com Eliana, faremos a homenagem Mérito Intensivista, por seu exemplo e contribuição direta a humanização. Pedimos à todos internautas intensivistas com leiam este livro fundamental para Humanização nas UTIs. "Que Deus abençoe à todos nossos pacientes que lutam por suas vidas e a todos profissionais que se dedicam a ela"
|
" Eliana, tenha em mim seu amigo, seu médico e sua família. Acredito em Deus, na vida eterna, na elevação, num futuro mundo justo e humano. Lutaremos para a Humanização das UTIS "
Seus Quadros
Pinturas de Eliana.
Paulo e Eliana conhecem o mar.
Eliana-criança comemora Festa Junina na UTI
Paulo, seu eterno irmão, amigo e confidente.
Seus amiguinhos que já estão na existência superior.
A descoberta da Arte e mudança da sua vida.
Uma Mulher que sente, que ama, que luta, que resiste, que supera e que é escolhida por Deus.
ELIANA DESCREVE SUA SOLIDÃO, ABANDONO, ANGÚSTIAS E ESQUECIMENTOS.
Homenagem da SOBRATI às Mães de UTI
( Suportam a ausência, a tristeza, o medo e a angústia na solidão e na esperança )