CONGRESSO HOSPITALAR DE EMERGÊNCIA E UTI JÁ É REFERÊNCIA NACIONAL

O Ji - Jornal do Intensivista, estará circulando na edição especial da Feira Hospitalar, colorido e moderno, trará resumo das principais atividades da SOBRATI no ano de 2010 2011. O Ji conversou com Dr. Ferrari sobre o Congresso: '' O Congresso Hospitalar já é referência Nacional''. Veja a entrevista.

Dr. Ferrari, presidente fundador da SOBRATI e presidente do Congresso Hospitalar fala do III Congresso que irá ocorrer em 24 e 25 de maio de 2011 na XVIII Feira Hospitalar.

1- Qual o significado do Congresso Hospitalar?  A Feira Hospitalar é o maior evento de saúde do país. Para nós da SOBRATI é uma honra participar de forma ativa e planejada para que profissionais e acadêmicos de todo país possam obter informações científicas e novas tecnologias. A Feira já consagrou-se e é referência nacional e internacional, conhecida como Semana Internacional da Saúde.

2- Como será o Congresso 2011? Não é fácil organizar um Congresso com tamanha repercussão e importância. Teremos delegações de todos estados brasileiros e países vizinhos. A Bolívia está enviando delegação com 30 profissionais e acadêmicos. Virão colegas Argentinos, Paraguaios, Venezuelanos entre outros. Nosso objetivo é envolver os congressistas com temas atuais e apresentar as novas tecnologias. Discutiremos este ano a humanização e Bioética. Esperamos que nossos congressistas apresentem suas idéias e ponto de vista. Faremos um relatório final para conhecimento público.

3- Qual o objetivo das condecorações outorgadas ? Todo ano, fazemos questão de homenagear grandes profissionais que contribuíram de forma importante com a saúde e a educação do país. São pessoas especiais que exerceram a beneficência, a solidariedade a humanização na sua vida profissional. Entendemos que a SOBRATI, por ser a maior sociedade interdisciplinar do país, tem o dever de reconhecer os grandes valores históricos nacionais, brasileiros ilustres na sua humildade e na sua conduta ética e moral. A Ordem dos Intensivistas faz este reconhecimento. Lembro que todos os membros da SOBRATI podem indicar nomes que serão avaliados pelo nosso Conselho Nacional dos Intensivistas.

4- Por que houve encerramento antecipado das inscrições? Infelizmente não programamos espaço físico para ampliar nossos trabalhos. Em todos nossos congressos, oferecemos coffee, lembranças, certificações, apoio, sessões e encontros agendados e não agendados, sessão de fotos, etc. Procuramos dar uma atenção especial, colocamos à disposição um verdadeiro batalhão de profissioanais e funcionários. Todavia lembro que a Feira faz parte do Congresso, estamos no pavilhão vermelho na rua N-23.

5- Qual a sua mensagem para os intensivistas brasileiros? Gostaria de agradecer todo apoio que a SOBRATI tem tido no território nacional. Já somos uma sociedade jovem amadurecida, agimos com total zelo e preocupação com a ética. Não é fácil vencer obstáculos, preconceitos e ações desmedidas que pouco agregam a melhoria da saúde do país ou ao exercício da ética e da cdadania. Somos uma sociedade respeitada por todos os poderes da União. Somos respeitados por muitos intensivistas sérios, preocupados com o destino da nação e da assistência pública. A SOBRATI já faz parte da formação da opinião, dos protocolos, das regulamentações. Convido todos colegas para conhecer nossa Sociedade, debater idéias, exercer a democracia e elevar, de forma educada e cortês, a ampliação das argumentações nas bases técnicas para agregar valores, aproximar e não separar colegas.

6- Para quem não pode ir a HOSPITALAR, como poderá acompanhar as atividades? Estaremos transmitindo ao vivo a abertura e com flashes do Congresso e da Feira. Ainda poderá fazer perguntas ao palestrante. Basta entrar no site medicinaintensiva a transmissão estará ocorrendo.

7- Finalizando nossa entrevista, deixe uma mensagem para nossos internautas. Agradeço também o apoio à todos que transformaram nosso site num fenômeno de visitas. Não vou negar que é muito trabalhoso, mas ficamos felizes com sua presença. Quero deixar um grande abraço à todos, em nome dos nossos conselheiros. Desejo à todos, das diversas regiões do país, que Deus ilumine suas ações em prol da humanidade, do paciente e da família angustiada, que você possa ser o conforto, a luz, a superação ( independente de resultados ), temos uma missão chamada SAÚDE, acima das nossas idéias, das nossas fraquezas, das nossas ambições e das nossas dificuldades. Acredito no SUS, na saúde para todos, no resgate da dívida social histórica, acredito na igualdade social, na consciência humana, em Deus que nos fez sua semelhança, acredito na irmandade. Seja bem vindo a SOBRATI, seja bem vindo a HOSPITALAR.