A EUTANÁSIA EM DISCUSSÃO NO SBT REPÓRTER DE 22/04/2013

O Caso dos Médicos Eutanásicos de Curitiba levou a comoção nacional a população e os intensivistas brasileiros da SOBRATI, Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, maior sociedade interdisciplinar internacional de UTI.

A SOBRATI posiciona-se em favor do respeito à vida, do paciente, sua opção de escolha e autonomia do seu tratamento.

Repudia qualquer forma de imposição de condutas e deturpações de Ato Médico ou Ortanásicos e reconhece, no Caso de Curitiba ( 300 casos ), um grave precedente que pode ser uma grave ponta de iceberg ou Escola Eutanásica no Brasil.

Engana-se quem pensa que pacientes de UTIs estão sempre protegidos. A SOBRATI tem registrado sistematicamente a necessidade de controle e presença da Família na UTI para protegê-lo e acompanhar Assistência e Terapêutica.

Não defenderemos procedimentos eutanásicos em nome do corporativismo ou em nome de ideologias em questões concretas.

" Interrupção Terapêutica é, na essência, Ato de Interrupção à Vida, um forma eutanásica e julgamento pessoal " DF

 

Caso LEIDE MOREIRA - Um exemplo de persistência e Amor à Vida

"Mesmo quando o organismo responde menos, a alma responde mais " ( Verso de Leide - Terminal )

 LEIDE CONSUELO QUEREZA MOREIRA
Leide nasceu no dia 24 de fevereiro de 1948 em Franca-SP, sendo a caçula de oito irmãos.
Casou-se com Cesar Sandoval Moreira aos 19 anos de idade e dessa união nasceram três filhos: Cesar Jr, Leide (batizada com o seu nome) e Cristiano.
Graduou-se na Faculdade de Direito de Franca em 1972. Exerceu advocacia durante muitos anos: na antiga Febem, em São Paulo; como profissional liberal, em Ituverava-SP, onde foi a primeira mulher a exercer a profissão nos anos 80; e coordenando o setor jurídico da UNESP de Franca.
Em 1998, já viúva, passou a dirigir a área jurídica da consultoria Leide Moreira Marketing Cultural, empresa especializada em desenvolver projetos culturais.
Dentre as atividades às quais dedicava seu tempo livre, Leide escrevia poesias, eventualmente compartilhando sua produção com familiares e alguns amigos mais próximos.
Com dois netos (Gabriel e Pedro, nascidos em 2001 e 2004, respectivamente), feliz e decidida a se aposentar, Leide, no final de 2004, começou a sentir perda de força, de forma progressiva, no braço direito.

 

Após muitas consultas e exames, veio o diagnóstico: Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como Síndrome de E.L.A, doença degenerativa do Sistema Nervoso, clinicamente caracterizada por paralisia motora progressiva incapacitante, ainda sem cura.
No final de 2005, já com gastrostomia e traqueostomia, e com todos os movimentos comprometidos (com exceção do globo ocular), Leide começou a utilizar uma tabela visual para se comunicar. Com o uso dessa tabela e o apoio de um(a) colaborador(a) treinado(a), um dom tímido até então, o de construir poesias, foi ganhando relevância.
As poesias, antes guardadas, foram reunidas e somadas a outras decodificadas com auxílio da tabela. Em dezembro de 2006, Leide lançou seu primeiro livro, “Letras da Minha Emoção”, revelando-se uma poeta madura e sensível às questões humanas.
Com marcante repercussão social, a obra da autora foi destaque em inúmeras matérias e reportagens (revistas, jornais, rádios e televisão), além de lhe render diversas homenagens e prêmios (Magnífico 2006 e Prêmio Sentidos 2007).
Em 2008, lançou seu segundo livro “Poesias para me sentir viva”, com patrocínio do Bradesco Vida e Previdência através da Lei Rouanet, com apoio da ABrELA, no auditório do Jornal Folha de S.Paulo, com leitura aberta ao público feita pelas atrizes Fernanda D’Umbra e Chris Couto.
Atualmente, Leide espera por rápidos avanços na medicina. Enquanto isso, além de escrever poesias e de se dedicar a um projeto de filme-documentário sobre sua produção poética, luta pela vida em sua melhor qualidade possível. ( www.leidemoreira.com.br )

" Pela Janela : Eu olhei a noite jogar seu manto eu quis chorar e chorei, a noite não viu pranto. Olhei a lua surgindo radiante, que maravilha, pensei, queria morrer neste instante. Olhei o dia amanhecer, que dia lindo avistei, preciso adormecer ... " Leide Moreira.

SIM À VIDA - FABIO DE MELO

 

Sim eu sei que À vida é o maior sonho de DEUS pra nós - tem que ser um propósito - se não sua morte na cruz será em vão - temos que fazer um esforço diário por amor a vida e esperança na eternidade. - Sebastião Espíndola Ramiro - Internauta.