JORNAL DA EMERGÊNCIA E TERAPIA INTENSIVA

Edição Especial para XVI Feira Hospitalar

Publicação Oficial ERWS e SOBRATI

São Paulo, 02 a 05 de Junho de 2009

Bem vindos a Feira Hospitalar

A Emergência, Resgate,UTI nacional e internacional estão no maior evento técnico científico mundial da saúde. Acadêmicos e profissionais reúnem-se para aprimorar conhecimentos, visitar tecnologias, ser apresentados para empresas que depositam e acreditam na saúde como sendo essencial para a felicidade, a cidadania e bem estar humano. Estaremos nos conhecendo, ampliando amizades, fortalecendo ações, humanizando o atendimento. Sejam Bem Vindos à São Paulo – A Terra da Garoa e do coração brasileiro !!!

Estados Unidos terão representação do Brasil e Emergência Internacional

O estado da Flórida conta com a presença da nova Diretoria da SOBRATI e recém criada ERWS. A Emergency Rescue World Society nasce para semear a Qualidade, Democratização e Humanização do Sistema Emergencial Mundial. Socorristas, emergencistas e intensivistas de vários países receberão a mensagem da solidariedade, fraternidade e compaixão. A saúde humanizada e espiritualizada na visão do ser pleno. Formando um Único Corpo de Emergencistas, o atendimento de urgência passa a ter um processo organizado, hierárquico e disciplinado. Inicia-se um novo conceito, aglutinado em um só corpo, de várias profissões, que trabalha com a única missão: Salvar Vidas.

A lembrança dos irmãos brasileiros que sofrem com as enchentes

600.000 pessoas foram atingidas pelas enchentes. 200.000 desabrigadas. Mais de 100 mortes e milhares doentes. O Brasil decreta Emergência. Somos solidários, e estamos prontos. Pedimos a união do país para a ajuda a nossos irmãos que tem fome, sede e frio.

O que temos de novo na PCR

Vem aí novidades. Estudos recentes estão demonstrando que a Ventilação, na ausência de fluxo, pode piorar o prognóstico na parada, ou seja, a respiração boca a boca, cada vez mais deve ser menos estimulada. A teoria baseia-se na manutenção do fluxo sanguíneo cerebral (FSC) que não deve ser interrompido na RMCP ( Manobra de Reanimação Cardio-Pulmonar ). A massagem cardíaca externa (MCE) eficaz associada com desfibrilação precoce e a chegada rápida ( 5 a 10 minutos ) do Suporte Avançado, é essencial para manutenção da cadeia da sobrevida na PCR. Fique atento ...

Desfibrilação bifásica ou monofásica ? Pronação muda mortalidade ?

Ambas são eficazes quando empregadas corretamente. Existem trabalhos favoráveis a desfibrilação bifásica ( 200 J ou 2J/Kg ) em relação a monofásica ( 360 J ou 4J/Kg ). Em estudo recente no Canadá com 120 amostras em cada grupo, não houve diferença que apontasse superioridade do corrente bifásica em relação a monofásica. Ou seja, está valendo os dois. O que importa: Efetuar desfibrilação precoce. PEÇA O CURSO IBS PARA SEU HOSPITAL OU FACULDADE. Ao contrário do que se pensava, a pronação muda sim a mortalidade. Detalhe, na LPA (Lesão Pulmonar Aguda) já deve ser empregada

Quero ser Sócio da SOBRATI e da ERWS

Somos 10.000 sócios no Brasil, mais de 8 profissões. Sua inscrição é gratuita. Entre em nosso site: www.sobrati.com.br  Para a ERWS, o primeiro ano a inscrição é gratuita. Você pertencerá ao Emergency World Council (Conselho Mundial de Emergência). Nosso site: www.erws.org

RI – Revista Intensiva

Publicação Oficial da SOBRATI e Editora Bolina, oferece artigos interdisciplinares, atualizações, retrospectivas, pontos de vista e entrevistas. Faça sua assinatura anual.

O que é o IBS ?

A sigla IBS significa Suporte Básico Intensivo. Trata-se de protocolo utilizado em situações de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pronto socorro e UTI. Efetuado em média de 8 horas, trás conceitos atualizados em PCR e MRCP. Mais de 100 Instituições, mais de 10.000 acadêmicos e profissionais, é o maior programa educacional de impacto da SOBRATI. Custo médio de 150,00 a 200,00 Reais por pessoa, na dependência da localização e número de pessoas. Para solicitação, ligue para (11) 44275022 ou email marciosobrati@uol.com.br

CNI – Cadastro Nacional de Intensivistas

Entre no site da www.intensivistas.com.br e faça seu cadastro como sócio sobrati (gratuito) e ative seu número do CNI com pequena taxa anual (80,00 acadêmicos e 120,00 profissionais). A inscrição garante carteira em couro personalizada. Em breve você poderá obter o Cadastro Mundial de Emergencistas.

Site  www.medicinaintensiva.com.br

100.000 acessos mensais segundo Comitê Gestor da Internet. Assuntos tais como Temperatura na UTI, Impedância Torácica, TMS (Transcranial Magnétic Stimulation) - Estimulação Transcraniana Magnética, apache on-line, notícias, fotos, enfim novidades no mundo da Emergência e UTI.

TVSOBRATI

Mais uma inovando, a SOBRATI cria, de forma simples, a NETTV em Emergência e UTI. Mensalmente apresenta a palavra do presidente. O sócio pode ver e ouvir comentários, posições, informes oficiais e novidades do mundo científico.

Gripe Suína,Influenza Porcina ou Pig Flu – Ensina o Mundo. Cria a Emergência Mundial

Como profissionais da Emergência e UTI, não podemos deixar de registrar o impacto emocional, financeiro e da assistência na saúde pública mundial da Gripe Suína. O mundo globalizado tem nos colocado em novos desafios. Epidemia de nível V (“transmite de pessoa a pessoa, porém acomete países vizinhos onde a pandemia é iminente”), foi desencadeada rapidamente. O sistema aéreo contribui para diminuição das distâncias, nações se aproximaram e interagiram de forma rápida e veloz... O ciclo da miséria, da pobreza e da individulalização dos países levou a um novo conceito designado pela ONU de EMERGÊNCIA MUNDIAL. Mudanças urgentes onde a união dos povos, a ajuda humanitária e um mundo “sem fronteiras”, trarão a paz, a saúde e o bem estar da humanidade. Neste sentido a SOBRATI tem colaborado com ações efetivas e sociais para fazer a sua parte. Estamos atentos aos novos conceitos, neste Congresso Hospitalar será aberta a Sociedade Mundial de Emergência e Resgate, criado um Corpo de Socorristas Mundial. Somos brasileiros, mostramos ao mundo que podemos liderar idéias e ideais. A Gripe Suína ensinou a humanidade que não temos fronteiras, raças ou nações, somos únicos, humanos, frágeis e mortais... ( Editorial da Revista Intensiva – Edição Junho 2009.

O Futuro da Emergência e da UTI

A continuidade e o futuro da Emergência e UTI dependem dos nossos esforços na conquista da igualdade social, na  lembrança que somos uma grande família humana dotada da consciência e na crença na criação divina, da compaixão e fraternidade. A mão humana pode ser dócil, curar, transmitir carinho, mas pode ferir, agredir e exterminar. No jovem que se ergue, que busca seu caminho na justiça e na verdade, devemos transmitir nossos conhecimentos técnicos, porém sempre agregado à ética, à compaixão e a consciência da sua missão. Educar e Ensinar a Emergência e Terapia Intensiva é privilégio e ao mesmo tempo um compromisso para as próximas gerações de socorristas-emergencistas-intensivistas que sonham em estar ao lado e cuidando do paciente grave. Na humildade e compreensão do papel indispensável de cada profissional, seja ele o mais simples profissional da limpeza até o mais graduado diretor, todos fazemos das nossas mãos a contribuição para o paciente ... A Emergência e UTI do futuro não será caracterizada somente por ... alta tecnologia, mas na importância do reconhecimento do ser humano que ama, que sente e que precisa da "mão amiga", da mão solidária, da mão que atenua o sofrimento. .. onde a decisão do paciente prevalecerá e a humildade será a tônica dos seus integrantes, depositada no jovem treinado e educado para exercer a ética e os princípios humanos da sociedade civilizada. Que Deus nos abençoe, permitindo que sigamos sobretudo no caminho do bem... ( Dr Douglas Ferrari – Presidente Fundador da SOBRATI e ERWS ).