Ordem dos Intensivistas

( Ordem Oficial emitida pelo Conselho Nacional de Intensivistas da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva - Mérito pela relevância e contribuição a educação, saúde e humanismo )

Dr. Jorge Street :  Rio de Janeiro (1863) — São Paulo (1939) - ''Um Médico Empresário Socialista ''

Dr. Street foi médico e empresário nascido no ano de 1863. No ano de 1917 inaugurou a primeira fábrica no país onde funcionários tinham moradia, creche, alimentação, ambulatório, remédios, escolas e salários dignos para uma família. Sua formação médica contribuiu para uma forma mais humana nas relações de trabalho e produção. Na época, chamada a Fábrica dos Sonhos, segundo a historiadora Palmira Petratti, foi uma luz e encanto para imigrantes de todas as partes do mundo. Dr. Street deixou a primeira Vila Operária intacta para seus moradores, mantendo um legado vivo de uma obra social a ''Vila Maria Zélia '', nome da sua filha falecida na época.

Formado em Medicina, foi um dos promotores do movimento do Centro Industrial do Brasil, no governo de Afonso Pena, que propugnava pelo protecionismo industrial.

Em 1917, na cidade de São Paulo, em uma região que atualmente pertence ao distrito do Belém, fundou a Companhia Nacional de Tecidos de Juta, uma fábrica de tecelagem de juta, mais precisamente entre o Rio Tietê e a Avenida Celso Garcia (que na época se chamava Avenida da Intendencia). Junto à fábrica, fundou a Vila Operária Maria Zélia, tida como a primeira vila operária do Brasil e, portanto, a pioneira das centenas de vilas operárias que se formariam em São Paulo nas próximas décadas. O nome foi uma homenagem à filha primogênita de Jorge Street que falecera de tuberculose em 1916.

Inaugurou na fábrica a primeira creche para filhos de operários.

Em 1919 defendeu o direito de greve e mais tarde, com a criação do Ministério do Trabalho (1930) dirigiu o Departamento Nacional da Indústria e Comércio. Publicou muitos artigos na imprensa diária e em revistas, encarecendo a necessidade da formação de uma consciência capitalística brasileira e de medidas de proteção aos operários. Fonte: Wiki.

www.vilamariazelia.com.br

''Temos a grata satisfação em homenagear o Dr Jorge Street como médico e empresário que soube humanizar o setor de produção, criando um complexo social nunca registrado na sociedade brasileira e talvez mundial. Nós, da SOBRATI, temos o dever moral e ético de reconhecer que Dr Street praticou e contribui com a Humanização, com a valorização de ser humano, de famílias , dando-lhes dignidade, compartilhando a graça de Deus que nos fez sua imagem e semelhança, que nos concedeu riqueza suficiente para que nenhum ser humano viesse a passar fome ou privações. Deus também  concedeu ao Dr Street sabedoria, fortuna e conhecimento para mudar a sociedade. A Vila Maria Zélia é um Tributo a HUMANIZAÇÃO, à COMSCIÊNCIA de que podemos e devemos nos preocupar com o próximo e não enriquecer por enriquecer, mas sim tendo um processo ético e moralmente aceitável nas relações de trabalho. Orgulho-me que Dr Street aprendeu isto, com certeza no berço familiar, mas sobretudo na nossa profissão médica'' DF

'' A SOBRATI agradece ao médico que, como profissional de saúde, soube manter a ética e a compaixão na sua vida empresarial, colaborando na manutenção da dignidade humana '' 

 

'' Criei uma indústria onde homens deixaram de ser operários brutos, mas moralmente corretos, religiosos e longe do vício e do jogo, dedicados à família, trabalhando para edificá-la''

'' Permiti que tivessem casa, creche, escola, ambulatório com cirurgias, remédios, divertimento, música e alimentação, criei um novo modelo na produção''.