Dia Internacional da Mulher  - 08 de Março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 

 

 Dona Eurídice ferreira de Mello  - Dona Lindu

Dona Lindu é a mãe do presidente LULA. Faleceu em 1980. Neste Dia Internacional da Mulher, fazemos uma homenagem à todas mulheres que criam seus filhos com dignidade e contra a lógica de uma vida cruel, de abandono e preconceito. Mãe exemplar, defendeu seus filhos da fome, da miséria, da agressão e do abandono. Morava em favelas, carrega no colo suas crianças em enchentes, discutia com professores na defesa dos seus filhos, buscava com suas mãos os restos de grãos que sobravam de carregamentos de sacos de grãos no porto para alimentar seus filhos. Fez do seu filho, um menino simples, sem privilégios, uma homem que superou a miséria, criou filhos e tornou-se o primeiro presidente da república brasileira que veio das classes trabalhadoras e não de universidades.

À nordestina Dona Lindu, nosso orgulho, nosso agradecimento por representar milhares de mães que sobrevivem com seus filhos na miséria inconcebível do nosso país.

Parabéns à todas mulheres no Dia Internacional das Mulheres !

 

 

Ser Mulher é ...

Sublimar na perseverança da vida insensata.

Abrigar o amor e desejá-lo no intenso abraço.

Ter no coração a intenção que transforma e humaniza.

Persistir na vida, transformá-la na busca.

Ser forte na fragilidade do seu corpo.

Abrir horizontes, ver o sol em nuvens cinzas.

É ver estrelas nas sombras do abandono.

Ser  amiga, ser pessoa e mãe.

É ser digna, brilhar, sorrir e chorar, é ser única.

É conhecer-se protetora, no seu corpo, na sua alma.

DF

Feliz Dia à Todas as Mulheres que Vivem com Dignidade e Sobrevivem no Mundo Hostil

Homenagem do Site MedicinaIntensiva