NEFROLOGIA

Id: 272135
Autor: Batista, Paulo Benígno Pena.
Título: Prognóstico de pacientes com insuficiência renal aguda / Prognostic of patients with acute kidney failure.
Fonte: São Paulo; s.n; 1998. 162 p. ilus, tab.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Säo Paulo. Escola Paulista de Medicina para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Muitos autores sugerem`que ndice Prognósticos genéricos parecem não ser adequados em pacientes com IRA. Este estudo objetivou avaliar alguns ndices Prognósticos em pacientes críticos com IRA em nosso meio. Foram avaliados pacientes internados em uma UTI geral que desenvolveram IRA configurada por aumento agudo e reversível de creatinina sérica acima de 1,3 mg/dL. Todos tiveram mensurado 0 ISS-ATN (Escore Individual de Gravidade - Necrose Tubulat Aguda), o Escore e o Risco APACHE II, o LIS e o Número de Insuficiências Orgânicas (NOF). O principal desfecho estudado foi a mortalidade em UTI. Foi utilizado para avaliar a discriminação, a análise de área sob a curva ROC, sendo usado o Teste do Qui-quadrado para Adequação do Ajuste para estudar a calibração. Na avaliação da calibração, considerou-se adequada uma mortalidade observada que não fosse significantemente diferente da mortalidade predita. Foram incluídos setenta e seis pacientes que apresentavam 2,86ñ1,34 falências orgânicas. A maior creatinina sérica da admissão foi em média 3,1ñ1,7 mg/dL; a menor foi 0,94ñ0,44 mg/dL, e a diferença entre a maior e a menor creatinina encontrada foi de 2,23ñ1,63 mg/dL, com uma variação percentual de 291ñ266(por cento). Em todos os pacientes a variação foi maior que 0,4 mg/dL. A área sob a curva ROC variou de 0,69 para o LIS, 0,73 para o ISS-ATN, 0,78 e 0,76 respectivamente para o APACHE II risco e escore, 0,75 para o ISS-ATN retrospectivo e 0,88 para o Número de Falências Orgânicas (p<0,000032). O Teste do Qui-quadrado para Adequação de Ajuste, que avaliou a mortalidade esperada e observada nos pacientes estratificados em quartis do ISS-ATN prospectiva e retrospectivamente obtidos, mostrou que a mortalidade observada não era diferente de mortalidade esperada (P=0,3699 respectivamente). Quando se avaliou o Risco APACHE II, foram demonstradas diferenças significantes elas. Os índices prognósticos estudados prospectivamente nos pacientes com IRA em fase clínica inicial tiveram uma calibração semelhante. A calibração do Risco APACHE II não foi adequada, enquanto a calibração do ISS-ATN foi considerada boa quando o referido escore foi coletado quer prospectiva quer retrospectivamente. Estes resultados da uma coorte de fase clínica inicial de pacientes com IRA são concordantes com dados de trabalho retrospectivo em pacientes com IRA em diálise (DOUMA et al., 1997).
Localização: BR1.2; 6609

 

autor: Lima, Antônio Fernandes Costa; Miyagi, Liliane; Barroso, Roberta Viseu; Silva, Sandra Cristine da; Padilha, Katia Grillo.
Título: Métodos dialíticos e ocorrências iatrogênicas de enfermagem na UTI: análise da formaçäo teórico-prática dos enfermeiros / Dialytic methods and iatrogenic occurrences in ICU: the nurse formation
Fonte: Rev. paul. enfermagem;16(1/3):20-9, jan.-dez. 1997. tab
Resumo: O presente estudo teve por objetivos verificar a formaçäo teórico-prática recebida pelos enfermeiros no decorrer da graduaçäo e no campo profissional para assistirem pacientes submetidos a diferentes tratamentos dialíticos na unidade de terapia intensiva e identificar os fatores apontados como predisponentes de ocorrências iatrogênicas relacionadas aos procedimentos dialíticos...(AU).