ECMO E CYANOKIT PARA AS VÍTIMAS DE SANTA MARIA

Santa Maria: equipe canadense especializada em ventilação extracorpórea chega ao Brasil no sábado

Flávia Junqueira
G1

Uma equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, chega ao Brasil neste sábado (2) para avaliar pacientes que inalaram fumaça durante o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, internados em hospital da cidade e de Porto Alegre. Os médicos vão aplicar a técnica de ventilação extracorpórea nos pacientes internados, que ajuda a promover uma recuperação pulmonar mais rápida. A Universidade de Toronto é o maior centro de referência na técnica na América. "Faremos tudo o que for necessário para salvar vidas ". A disposição desta equipe canadense em vir ao Brasil para contribuir e compartilhar o conhecimento na técnica inovadora, conhecida como oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), e que poderá ajudar os pacientes que estão em situação crítica, mostra a solidariedade das pessoas com as vítimas do incêndio em Santa Maria -disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a coletiva que apresentou a segunda etapa do plano de atendimento a familiares e vitimas do incêndio ocorrido no último domingo (27). A equipe será comandada pelo médico Marcelo Cypel, diretor do programa de suporte pulmonar extracorpóreo da Universidade. O médico chegará ao País acompanhado de um médico, um perfusionista e um enfermeiro, todos altamente especializados. Os equipamentos necessários para a técnica já estão disponíveis no Rio Grande do Sul. A Força Nacional do SUS conta hoje 66 voluntários entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras. Em Santa Maria estão profissionais de São Paulo, Campinas, Sergipe, Fortaleza, Pernambuco, Minas, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal e do próprio Ministério da Saúde.O Ministério da Saúde enviou ao Rio Grande do Sul 22 respiradores, sete ambulâncias de UTI do Samu, 30 ventiladores e 30 oxímetros de pulso e 15 monitores. Desde domingo (27), 577 pacientes foram atendidos em Santa Maria e 374 receberam alta. Até esta quinta-feira, 127 pacientes permanecem internados, sendo 71 ainda em ventilação mecânica, em estado crítico.Também foram disponibilizados 120 profissionais entre psicólogos e psiquiatras, mobilizados para atendimento a vítimas e familiares.



ECMO ( EXTRA CORPÓREA MEMBRANA OXIGENAÇÃO )

Técnica que efetua a circulação de sangue através de catéteres permitindo a circulação sanguínea, através de bombas, onde o sangue sofre oxigenação artificial de forma direta. Indicada em pacientes com grave comprometimento na oxigenação decorrente do colapso funcional pulmonar. Na foto, Recém Nascido Pré-Maturo.

 

HIDROXICOBALAMINA

Antídoto para intoxicação do cianeto, substância química liberada na queima do poliuretano.  Um  grupo ciano com ligação tríplice entre o átomo de carbono e nitrogênio. Ligando ao ferro, inibe a citocromo-oxidase na mitocôndria e a fosforilação oxidativa e formação de ATP ( substrato energético essencial para manutenção da célula ).

 

CYANOKIT

O que é Cyanokit ?
Cyanokit contém hidroxocobalamina, uma forma de vitamina B-12. É usado como um antídoto para o envenenamento por cianeto. Hidroxocobalamina funciona ajudando as células do corpo a converter o cianeto para uma forma que pode ser removida do corpo através da micção.Cyanokit é utilizado numa situação de emergência para tratar a intoxicação por cianeto. Este tipo de envenenamento pode ocorrer se você está exposto à fumaça de um incêndio em casa ou industrial, se você engolir ou respirar em cianeto, ou se você receber cianeto em sua pele. Cyanokit pode também ser utilizado para fins não mencionados neste guia medicação.

Informações importantes sobre Cyanokit
Se possível, antes de receber Cyanokit, diga aos seus cuidadores se você tem pressão alta, doença cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva, doença hepática ou doença renal (ou se faz diálise). Informe também seus cuidadores se você já teve uma reação alérgica grave à hidroxocobalamina, vitamina B12, ou cianocobalamina (Nascobal, Cobolin, Cyomin, e outros). Em uma situação de emergência, pode não ser possível antes de ser tratado de dizer a seus cuidadores sobre suas condições de saúde ou se estiver grávida ou a amamentar. Certifique-se de qualquer médico a cuidar de você depois sabe que você recebeu Cyanokit. Cyanokit pode causar resultados incomuns com certos exames médicos. Informe qualquer médico que o trata que você recebeu recentemente uma injeção de Cyanokit. Você pode desenvolver uma erupção cutânea acne-como dentro de 1-4 semanas após o tratamento com este medicamento. Esta erupção deve desaparecer sem tratamento. Chame seu médico se você tem uma erupção que dura mais de 4 semanas. Se a sua pele fica vermelha depois de receber este medicamento, evitar a exposição à luz solar ou camas de bronzeamento. Cyanokit pode fazer você queimaduras solares facilmente, enquanto sua pele ainda é vermelha. Usar vestuário de protecção e protector solar (SPF 30 ou superior) até o seu retorno da cor da pele ao normal.

Antes de receber Cyanokit
Se possível, antes de receber Cyanokit, diga aos seus cuidadores se você tem:

pressão arterial elevada; doença cardíaca; insuficiência cardíaca congestiva; doença hepática; Doença renal (ou se faz diálise); ou Se você já teve uma reação alérgica grave à hidroxocobalamina, vitamina B12, ou cianocobalamina (Nascobal, Cobolin, Cyomin, e outros).

Informe o seu médico se estiver grávida. Não se sabe se Cyanokit irá prejudicar o feto. No entanto, os benefícios do tratamento de envenenamento por cianeto pode prevalecer sobre quaisquer riscos colocados por Cyanokit, tanto para você e seu bebê. Não se sabe se hidroxocobalamina passa para o leite materno ou se ele poderia prejudicar um bebê de enfermagem. Você não deve amamentar depois de ter sido tratado com Cyanokit. Em uma situação de emergência, pode não ser possível antes de ser tratado com este medicamento para contar aos seus cuidadores se estiver grávida ou a amamentar. Certifique-se de qualquer médico a cuidar de sua gravidez ou o bebê sabe que você recebeu essa medicação

 

Fonte G1

Lotes do medicamento doado pelos Estados Unidos, indicado para o tratamento de intoxicação por gás, chegaram ao Brasil na manhã deste sábado (2) para serem usados nas vítimas do incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria (RS).  A expectativa do Ministério da Saúde é a de que o medicamento chamado de "antídoto" anule os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo.O voo 243 da American Airlines pousou no aeroporto de Brasília por volta das 10h. Os 140 kits do medicamento hidroxicobalamina (vitamina B12 injetável) serão transportados em uma caixa por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até Porto Alegre e Santa Maria, onde serão distribuídos aos hospitais em que há sobreviventes internados.Chamado de “antídoto de gás tóxico”, a hidroxicobalamina ainda não está aprovada no Brasil, que possui apenas uma versão similar, porém menos concentrada.Segundo o Ministério da Saúde, a oferta de hidroxocobalamina é “mais uma medida para assegurar tratamento às vítimas e complementa as medidas clínicas já adotadas”.“Os 140 kits de hidroxicobalamina foram solicitados de maneira preventiva para atender os pacientes que necessitarem e já como reserva para caso de necessidade. Qualquer ação ou esforço que for necessário para salvar vidas será feito”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.Cada kit de Hidroxicobalamina possui 5g e o medicamento é aplicado de forma intravenosa. A expectativa é de que a quantidade seja suficiente para anular os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo, mas a definição da dose a ser aplicada no paciente deve ser indicada pelo médico responsável.