A CAMPANHA DE HUMANIZAÇÃO DA SOBRATI COM INÍCIO HÁ TRÊS ANOS, SERVE DE REFERÊNCIA E DISCUSSÃO COM A SOCIEDADE E JORNALISTAS BRASILEIROS.

"Abra seu Coração:Abra sua UTI". Assim que a SOBRATI iniciou sua campanha a qual foi apresenta ao Dr -Patch Adams ( Do Filme O amor é Contagioso ). 70% das UTIs Brasileiras não preenchem os critério essenciais de humanização. O resgate, o Pronto-Socorro e a UTI fazem parte de uma única via,portanto todos devem estar qualificados, humanizados e democratizados. Não fecharemos a "cortina" para o problema, afirmou Dr. Douglas Ferrari, Presidente da SOBRATI. Falar o contrário, ou seja, e que temos leitos-UTI disponíveis para o usuário público é fato muito grave e irresponsável, referindo-se a afirmação da Sociedade Médica que afirma a disponibilidade dos leitos no país. "Toda comunidade intensivista e usuário do sistema público conhece muito bem a realidade brasileira". Finaliza referindo-se a importância da certificação de Atuação acima de 5 anos em UTI, permitindo o livre exercício profissional. Veja a entrevista completa. Da Redação: Ji- Jornal do Intensivista.

 

VIDEO DA ENTREVISTA: >>

Campanha: "Abra seu Coração: Abra sua UTI" h>>

 

AOS INTENSIVISTAS BRASILEIROS - SISTEMA DE EMERGÊNCIA DO PAÍS.

A SOBRATI, maior Sociedade de Emergência e Terapia Intensiva da América do Sul, foi convidada para opinar à respeito do processo de Humanização das UTIs, fato amplamente discutido na sociedade dos Estados Unidos e Europa.

Historicamente, a SOBRATI, maior representante interdisciplinar dos intensivistas brasileiros, tem seu trabalho pautado na ideologia da Qualificação, Democratização e Humanização das Unidades Emergenciais do país onde tem efetuado há 3 anos  a Campanha " Abra seu Coração, Abra sua UTI " com levantamento de dados técnicos com intensivistas brasileiros.

Sabemos que historicamente o serviço emergencial público brasileiro e, muitos privados ou mistos, não se adequaram ao sistema de qualidade e impõe uma dura rotina aos usuários e profissionais destas Unidades.

Estamos efetuando pesquisas efetivas em nosso sistema educacional, já amplamente divulgado e conceituado no país. O Brasil possui por volta de 30.000 leitos de UTI, 3500 Unidades Avançadas, com 70% das Unidades não permitindo a presença da família 24 horas na UTI, desprovidas de psicólogos e de fisioterapia 24 h . Em relação aos médicos, no contexto geral, conta com profissionais com experiência superior há 5 anos, permitindo e habilitando seu trabalho nas Unidades, seguindo orientações do CFM ( Conselho Federal de Medicina ) que o autoriza a atuar profissionalmente nas Unidades Emergenciais. Portanto, não sendo a Titulação, fator predominante e sim de responsabilidade técnica.

Ratificamos aos 20 órgãos de comunicação que nos procuraram e nos procuram, que infelizmente 70% das UTIs e Unidades Emergenciais, não estão adequadas aos padrões essenciais e básicos de humanização, fato amplamente conhecido dos profissionais de saúde e que não espantou a sociedade geral.

Sabemos que há um déficit histórico no Serviço Emergencial Brasileiro. Regiões como Norte e Nordeste apresentam taxas de 2 a 3% do total de leitos hospitalares, leitos hospitalares que já são deficitários, portanto não servindo para conclusão técnica ou seja, HÁ DÉFICIT DE UTIS NO PAÍS. Seria irresponsável afirmar o inverso.

Esta é a realidade. A SOBRATI já se faz uma importante voz da Sociedade, do intensivista que trabalha com heroísmo, recebe salários limitados, se vê no pronto socorro com macas em corredores a espera do Leito-UTI para transferir seu paciente.

Infelizmente, o socorrista e intensivista que trabalha fora do ambiente elitizado e o usuário que não tem plano de saúde ( 80 % da população ) sabe da dura realidade, riscos e falta de humanização para com o paciente, a família e equipe que esta dura e triste realidade impõe.

Fora estas conjunturas, defender esta situação, seria fato muito grave e irresponsável. A SOBRATI tem o compromisso da transparência com a população e, você intensivista, que não vive na Europa, sabe que temos 50 milhões de miseráveis no Brasil e um precário sistema emergencial histórico.

Está tudo bem? Temos os Leitos necessários ? Veja nossos Pronto-Socorros, a fila de espera para acessar o escasso Leito-UTI. Defender o contrário é muito sério....

São Paulo, 21 de Janeiro de 2009.

Dr Douglas Ferrari - Presidente da SOBRATI. Comandante do Corpo de Socorristas do Brasil (CSB).