TERAPIA INTENSIVA E ANESTESIA PERDEM DR TAKAOKA - PAI DA VENTILAÇÃO MECÂNICA BRASILEIRA

JI - Jornal dos Intensivistas

Doutores Douglas Ferrari e Kentaro Takaoka

Dr Kentaro Takaoka faleceu de causa natural aos 92 anos. Filho do médico japonês Sentaro Takaoka, primeiro superintendente do Hospital Japonês Santa Cruz, gostava de se apresentar como torneiro mecânico. Formado pela Universidade de São Paulo, criou o primeiro ventilador portátil da história mundial em 1951, pois queria um equipamento que pudesse caber no bolso do seu paletó. Testado em humanos no ano de 1955, deu início a fundação da fábrica Takaoka em 1957. São 400 produtos em 40 países e 30 milhões de horas em cirurgias. Destacada no campo da anestesia, no ano de 1995 alavancou suas pesquisas na Terapia Intensiva e lançou o primeiro ventilador nacional microprocessado com monitorização ventilatória. Dr Kentaro estimulava a pesquisa, a nacionalização da tecnologia, que pode chegar a todas as classes sociais do país. Sem dúvida, um grande cientista, empreendedor, um profissional acima da sua época. Como migrante japonês, tinha a marca da humildade, da honradez e do compromisso profissional com a saúde.

'' Dr Takaoka: Um médico gentil, marcado pela humildade, sempre feliz e que buscava projetos inovadores. Considero como um dos grandes precursores da ventilação mecânica mundial e no Brasil, o verdadeiro Pai da Ventilação Mecânica Brasileira. Reuniu uma grande equipe de técnicos e amigos, tratava sua equipe de forma familiar. Falo em nome de todos os sócios da SOBRATI e agradeço o seu trabalho no país e nas Unidades Emergenciais. Obrigado Dr Takaoka por sua dedicação profissional ´´

Obs: Dr Takaoka será indicado no Conslho Nacional de Intensivistas com a Ordem dos Intensivistas outorgando-lhe o Título de Doutor em Terapia Intensiva.

 

Ventilador de Transporte idealizado em 1951 por Dr Kentaro Takaoka