UNIVERSIDADE DE FRANCA RECEBE SOBRATI

Em 16 de março de 2008 aconteceu o Encontro Universitário de Enfermagem da UNIFRAN. Com a presença de importante público, a Terapia Intensiva iniciou as atividades acadêmicas  com o tema "Eutanásia: Limites Éticos Legais" e "IRpA, Abordagem Interdisciplinar". Estiveram presentes o Presidente Fundador da SOBRATI, Dr. Douglas Ferrari e Dr. Rodrigo Tadine, Vice e Diretor da Fisioterapia Intensiva. A UNIFRAN destaca-se como importante pólo estudantil regional, com campus amplo, tendo Cursos de Saúde, Humanas e Exatas. Na abertura, o presidente da SOBRATI agradeceu a oportunidade e privilégio em poder efetuar a abertura de tão conceituado Simpósio, principalmente destacando a Terapia Intensiva e emergência como tema central e inicial para enfermagem. Destacou a presença de público jovem que vê na UTI a importância do tratamento da alta complexidade. Em todo momento a questão interdisciplinar foi destacada, onde experiências profissionais puderam ser compartilhadas de forma ética e que levam benefício ao paciente, alvo da ação na saúde.

" A Eutanásia não é solução. Evitar avanços terapêuticos desnecessários, que rompam a dignidade humana, é dever ético e moral, fortalecendo a morte digna ou natural, a ortotanásia ". " O B-HCG simboliza a vida em estágio inicial, um sopro na busca de florescer, sentir-se presente, existir e tornar-se um ser que ama, sente e recebe o dom de viver." " A eutanásia reforça a idéia da exclusão, da eliminação fácil dos problemas, do mundo pragmático." "Devemos sim confundir ciência com religião, pois somos formados em conceitos da crença, do mundo iniciado antes e após cristo, da família, da geração que transfere o Deus para seus filhos. O nazismo simbolizou a ausência de Deus. " " 90% dos pacientes terminais não vêem na eutanásia solução para si." ( Palestra Eutanásia, Limites Éticos Legais - DF ).

" A hipoventilação ainda é a maior causa de PCR em Hospitais. Dados revelam a necessidade de treinamento para equipe interdisciplinar onde práticas básicas impactam na sobrevida e qualidade de pacientes internados " ( RT ).

www.unifran.br

Dra. Angélica Aparecida Ticianelli - Coordenadora de Enfermagem

Prof. Fabiano de Oliveira Campos - Professor Assistente- Mestrando SOBRATI